descrição

Porque me encanta a gastronomia desenvolvida no lar, unindo pessoas, histórias e gerações. Segredo de chef, para mim, é aquele tempero mais simples do mundo, mas que pelas mãos de uma mãe ou pai, avô ou avó, parecem mágica. Comida do lar é aconchego, é memória, é tempero da vida!

Aqui de casa

Aqui de casa

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A melhor comida do mundo

Raramente (e com espanto) eu conheço alguém que diz não gostar de arroz e/ou de feijão. Há quem ache essa mistura de sabores meramente trivial, sem graça se não vier acompanhada de uma boa carne e algo mais.

Para mim, arroz e feijão não é apenas o "básico" de todo dia. Ele é necessário. Claro que a gente muda o cardápio muitas vezes, temos os dias de preguiça em que só um macarrãozinho rápido basta. Mas como eu sinto falta! Se passar de três dias sem, ah....

Já percebi que não é apenas por gostar tanto que eu sinto falta. É que nas minhas memórias do paladar e dos confortos recebidos o arroz com feijão está muito marcante. Quando criança, a palavra "papá" era o arroz com feijão batidinho (não me recordo de outra coisa). Aprendi com mineiros que quando você acha que a geladeira está vazia e a fome aperta, um mexido faz do arroz com feijão um manjar dos deuses! E o que dizer daqueles momentos na vida em que na correria pulamos ou atrasamos uma refeição? Muitos desses momentos eu preenchi com um belo prato de feijão com arroz, puro e delicioso!

Os temperos? Alho e sal para mim bastam! Mas como uma pessoa que adora cozinhar, acho incrível conhecer as diferentes maneiras de cozinhar e comer nos diversos lugares. Já comi feijão temperado com cominho, cebola, pimentão e por aí vai.

Ah, aquele feijão fresquinho da minha mãe... Eu diria que os complementos são bons coadjuvantes dessa dupla essencial na minha vida! Uma carne moída com cenoura, banana prata, um ovo frito, um bifinho e salada... E você, como gosta dessa combinação?

Arroz e feijão acompanhado de salada e bife à milaneza.

Uma deliciosa mistura de legumes e duas carnes dentro do feijão, maravilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário